SEM ANTI-
CONCEPCION
por Dr.ª Natália Cipriano, CRM-SP 211190 , 11/06/2024
A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma condição que afeta muitas mulheres em idade reprodutiva, causando uma série de sintomas desconfortáveis e desafiadores.
Embora os anticoncepcionais sejam frequentemente prescritos para “tratar” a SOP, existem alternativas muito mais eficazes, que tratam na raiz do problema e, o melhor, sem os efeitos colaterais dos contraceptivos hormonais.
Neste artigo, vamos explorar essas alternativas e como elas podem ajudar a tratar a SOP de forma integral e respeitando a fisiologia do organismo feminino.
A SOP é uma desordem hormonal comum, que afeta entre 6% e 12% das mulheres em idade fértil.
Caracteriza-se por pela presença de, pelo menos 2, desses três fatores a seguir: ciclos anovulatórios, excesso de andrógenos (hormônios masculinos) e presença de cistos nos ovários. Os sintomas podem incluir:
- Ciclos menstruais irregulares ou ausentes
- Excesso de pelos no corpo e no rosto
- Acne
- Obesidade central (acúmulo de gordura na região do abdome)
- Queda de cabelo
- Infertilidade
Embora os anticoncepcionais possam “regular “os ciclos menstruais e reduzir alguns sintomas da SOP, eles não tratam a causa subjacente da condição.
Além disso, o uso prolongado de anticoncepcionais pode levar a efeitos colaterais como:
- Aumento do risco de tromboses, inclusive no cérebro (causando AVC) e no intestino (podendo levar a cirurgia de emergência para retirada da parte do intestino trombosada)
- Alterações de humor (aumentando o risco de depressão)
- Ganho de peso e dificuldade de perder peso
- Diminuição da libido
- Problemas digestivos
- Aumento do risco de câncer de mama
Então, afinal, há outra forma de tratar ou controlar a SOP? A resposta é SIM!
Seguem alternativas naturais para tratar a SOP:
Uma dieta equilibrada é fundamental para gerenciar a SOP.
Alimentos ricos em nutrientes e com baixo índice glicêmico podem ajudar a regular os níveis de insulina e reduzir a inflamação. Inclua em sua dieta:
- Alimentos com potencial antioxidantes, como chocolate amargo (acima de 70%), frutas vermelhas, açaí (sem xarope)
- Gorduras saudáveis, como a do abacate, ovos, óleo de coco, azeite de oliva
- Alimentos fermentados como kefir, iogurte natural
- E, mais importante que acrescentar novos alimentos, para o sucesso do controle da SOP é reduzir da alimentação produtos alimentícios, ricos em açúcar, gordura trans, corantes, conservante e adoçantes artificiais.
SEM ANTI-
CONCEPCION
A prática regular de exercícios físicos pode ajudar a controlar o peso, melhorar a sensibilidade à insulina (ou seja, reduzindo a resistência insulínica) e reduzir os níveis de andrógenos.
Tente optar por atividades que você goste, como caminhada, corrida, natação ou yoga e associe, ao aeróbico, exercícios de força, como a musculação, crossfit e etc.
Alguns suplementos podem ser benéficos para mulheres com SOP.
Consulte um profissional de saúde especialista e capacitado, antes de iniciar qualquer suplementação. Alguns suplementos recomendados incluem:
- Inositol: Pode melhorar a sensibilidade à insulina e regular os ciclos menstruais.
- Vitamina D: Muitas mulheres com SOP têm deficiência de vitamina D, que pode afetar a função ovariana.
- Ômega-3: Reduz a inflamação e melhora a saúde hormonal.
- Ácido alfa-lipóico: potente antioxidante, e auxilia na eliminação de metais pesados, como o alumínio (que, geralmente, está com concentração elevada no corpo das mulheres com SOP).
A acupuntura é uma prática da medicina tradicional chinesa que pode ajudar a equilibrar os hormônios e melhorar a função ovariana.
Estudos mostram que a acupuntura pode ser eficaz na redução dos sintomas da SOP.
O estresse pode agravar os sintomas da SOP.
Técnicas de relaxamento, como meditação, mindfulness e respiração profunda, praticar uma fé e fazer atividade física podem ajudar a reduzir o estresse e melhorar a saúde geral.
A fitoterapia utiliza plantas medicinais para tratar diversas condições de saúde. Algumas ervas que podem ser benéficas para a SOP incluem:
- Canela: Pode melhorar a sensibilidade à insulina.
- Saw Palmetto:Pode reduzir os níveis de andrógenos.
A dose e frequência de ingerir esses fitoterápicos deve ser orientada por um profissional de saúde habilitado, de preferência especialista em síndrome dos ovários policísticos.
SEM ANTI-
CONCEPCION
Se você está buscando alternativas naturais e integrativas para tratar a SOP, a Dra. Natalia Cipriano certamente irá te ajudar.
Com uma abordagem holística, integrativa e personalizada, ela oferece tratamentos que visam tratar a raiz da SOP, promovendo uma melhora significativa na qualidade de vida com o controle da doença, mantendo a mesma em remissão.
Então, clique no botão abaixo para saber mais informações e agendar uma consulta com a Drª. Natália Cipriano, e começar sua jornada para uma vida mais saudável e equilibrada.
Toque no botão abaixo, para saber mais informações e agendar a sua consulta.